14 outubro, 2012

My very first post

Olá a todas. Bem vindas ao primeiro post deste blog. Está é a concretização de um projeto antigo, que nunca encontrava tempo para ser concretizado. Mas o destino fez com que eu quebrasse o braço (logo o direito, não dá nem para pensar em fazer a manicure), mas permitiu que eu pudesse digitar com a mão esquerda. Aliás, é incrível a quantidade de coisas que eu aprendi a fazer com a mão esquerda, estou pensando em postar um vídeo no You Tube de como passar fio dental com uma mão só (rss...nada charmoso...). Assim, vou começar usando umas fotos antigas, que eu não considero ideais, mas prometo melhorar assim que tirar o gesso.
Bem, e como este é um blog sobre esmaltes, nada melhor que começar falando sobre ... cutículas! Pode parecer estranho, mas este é o ítem que considero mais importante sobre a saúde das mãos. A mulher brasileira tem o mau hábito de cortar as cutículas com alicate, o que pode ser extremamente nocivo para a saúde. Em primeiro lugar devido ao risco de contaminação por vírus e bactérias transmitidos através do alicate, principalmente quando se faz a manicure em salões de beleza. O hábito de retirar as cutículas com o alicate é uma das principais causas de disseminação da Hepaite C entre mulheres, além de poder transmitir doenças como hepatite B e AIDS, entre outras. Portanto, não basta que a manicure retire o alicate de um saquinho lacrado, é preciso checar um marcador na embalagem que muda de cor quando o material é colocado na auto-clave. Outro problema em cortar as cutículas é que elas perdem sua função natural, de proteger a transição da pele para as  unhas contra a penetração de agentes patogênicos, como bactéria, vírus e fungos, propiciando uma porta de entrada para as  infecções por  estes agentes. Além disso, quando mais agredidas, mais grossas as cutículas ficam.
Mas é claro que ninguém quer exibir suas unhas com uma camada imensa de cutícula, certo? Nem mesmo eu. Por isso vou mostrar aqui alguns produtos que eu uso ou já usei no cuidado das mãos, que permitiram que eu parasse de retirar minhas cutículas com alicate.



O primeiro produto é o meu preferido, um gel da Sally Hansen chamado Gel Cuticle Remover. Feito à base de jojoba, kiwi e proteínas do trigo, este gel é ideal para remover as cutículas na hora de fazer a manicure. Basta aplicar no contorno das unhas, deixar agir por 2 a 10 minutos e empurrar as cutículas com espátula; o excesso de cutículas se desprende com facilidade. Este produto permitiu com que eu parasse de cortar as cutículas, agora uso aproximadamente uma vez por mês. O segundo, Instant Cuticle Remover, também da Sally Hansen, age de maneira semelhante, mas é bem mais agressivo, com tempo de ação por volta de quinze segundos. Uso para fazer os pés, mas uma unha de cada vez, com cuidado para não deixar por tempo excessivo, o que pode irritar a pele. O último é um produto nacional, da Derma Nail. Tem a mesma proposta que os anteriores e a vantagem de ser hipoalergênico, mas não funcionou direito para as minhas cutículas, que são bem finas. Os produtos da Sally Hansen podem ser encontrados em vários sites nacionais de produtos de beleza, por um preço nada convidativo comprei por 6 e 8 dólares, nos EUA), mas valem o investimento, porque rendem uma eternidade.

Após aplicar o gel, empurre as cutículas com delicadeza. Geralmente uso a espátula de metal, ou uma de madeira de boa qualidade. Se sobrar alguma imperfeição, recomendo os palitinhos de cutícula da QVS (esses com a ponta rosa e azul). A ponta colorida é um pouco abrasiva, e ajuda na remoção das células mortas acumuladas na superfície das unhas. Comprei os meus na Drogaria Iguatemi.


Mas, mais importante do que remover é hidratar as cutículas diariamente, o que vai reduzir a nesessidade de remoção com o passsar do tempo. A linha Granado tem produtos ótimos, como o Creme e a Cera Nutritiva para Cutículas (que não sai da minha bolsa), a um preço bem acessível. Outro ótimo produto é o Cuticle Eraser Balm, também da Sally Hansen, que além de hidratar tem uma ação levemente exfoliante. Mas na minha opnião, o melhor produto ever para a hidratação das cutículas é o Lemony Flutter Cuticle Butter, da Lush. Essa marca inglesa de cosméticos manufaturados utiliza ingredientes naturais, embalagens recicláveis e não testa seus produtos em animais, enfim, tudo de bom. O efeito é realmente ótimo, e o cheiro é delicioso. Pena que não vende mais no Brasil, a gente tem que se virar para conseguir.
E por último, recomendo o uso diário de um hidratante para as unhas. Esse Óleo Fortalecedor de Unhas da Granado pode ser aplicado sobre o esmalte e é uma opção boa, bonita e barata.
Bem, para um primeiro post este ficou bem longo, mas como médica, acho fundamental divulgar a idéia de proteção das cutículas. Vocês devem estar imaginando se o resultado da esmaltação fica bom, certo? Então dêem uma olhada nas unhas da querida Jenny, do polishaholic. Dá para ver suas cutículas fininhas e perfeitamente hidratadas, que eu considero fica muito elegante. Espero em breve  postar umas fotos minhas aqui.
Espero que tenham achado este post útil. Até a próxima.


8 comentários :

  1. Eli! Adorei! Muito boas e importantes as suas dicas! Bjo

    ResponderExcluir
  2. Adorei! Mas confesso que estava esperando algo sobre risotos!! Rsrsrsrsrsrsrs
    Sem dúvida foi uma agradável surpresa! Parabéns e estimo melhoras. Beijos, Vivien Piccin.

    ResponderExcluir
  3. Muito legal ver esse blog ativo!!
    Adorei as dicas,... Minhas cutículas são super grossas e se não tiro até dói... Mas vira um ciclo vicioso! Vou tentar os produtos!
    Bjos Dri Suzuki

    ResponderExcluir
  4. Eliane
    Gostei bastante do blog!! Dicas uteis e praticas!
    Alem da importancia com a saude!
    Minhas cuticulas sao super finas, e sangram com facilidade! Vou testar suas dicas
    Obrigada
    Bjos mariana
    Aah sou prima da adriana suzuki!

    ResponderExcluir
  5. Obrigada Mariana. Acompanhe as próximas postagens. E please, não deixe nunca suas cutículas sangrarem. Bjs

    ResponderExcluir
  6. Nati Degaspare16 outubro, 2012

    Adorei as dicas! Assim como a Dri eu nunca acreditei muito nos produtos para cutículas, vou experimentar!
    Gostei das dicas de onde comprar os produtos.
    Bjos

    ResponderExcluir
  7. Parebéns pelo Blog, Eli! Nunca tirei as minhas cutículas nem pintei as unhas. Você me surpreendeu com seus conhecimentos no intrincado mundo da esmaltologia!
    Cesarini

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pelo blog Eli!
    Adorei as dicas porque odeio fazer a unhas e talvez as dicas me ajudem a evitar ter que tirar cutícula.
    Só não consigo imaginar quanta coisa se pode escrever sobre esmalte e afins....agora vou descobrir...risos

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário